Desporto

O Fitness Funcional é algo que está enraizado em todos nós. O nosso corpo foi desenvolvido com a intenção de ter todos os nossos músculos a trabalhar em conjunto, de forma funcional, para realizarmos certos movimentos e tarefas. 

Parte da popularização do Fitness Funcional, deu-se com a popularização das competições. Competições essas primeiramente amadoras, mas que cresceram exponencialmente em tamanho, potencial e importância.

Com esta modalidade, os atletas devem mostrar a sua proficiência em vários domínios, incluindo demonstrações da sua capacidade aeróbica, força, resistência, habilidade com peso corporal/ ginástica, potência e velocidade. 

Em cada competição, os atletas são testados em vários eventos, cada um dos quais exige a conclusão de uma certa quantidade de trabalho (por exemplo, número de repetições de um determinado movimento). Os atletas devem então completar os movimentos e repetições necessários o mais rápido possível. O atleta que concluir o evento mais rapidamente é o vencedor.

Com o foco em competições de alto rendimento e com o objetivo de levar o Fitness Funcional aos Jogos Olímpicos, o Fitness Funcional, através da IF3, está já a dar grandes passos rumo ao seu objetivo. 

O Fitness Funcional já é reconhecido como desporto através da Federação Internacional (IF3) em mais de 30 países, sendo representado em Portugal pela F3P, Federação de Fitness Funcional de Portugal.